Arquivos CNAB de Retorno de boletos não processados
Incident Report for Kobana
Postmortem

Problemas no reconhecimento de boletos em arquivos retorno

A equipe de desenvolvimento, visando melhorar a performance no processamento de arquivos, implementou algumas melhorias nesta área do sistema.

No entanto, após a implementação, detectamos que em alguns casos específicos, boletos nos arquivos de retorno de alguns bancos (principalmente Caixa e Safra) não estavam sendo processados.

A equipe analisou a situação e, após confirmar o problema, realizou os ajustes necessários para que estes casos fossem processados. Os arquivos de retorno foram reprocessados e os boletos agora são reconhecidos.

Reconhecemos que esses casos não foram adequadamente abordados em nossa suíte de testes. Por isso, fizemos melhorias na nossa suíte de testes para evitar que essa falha se repita no futuro.

Pedimos desculpas pelos transtornos causados.

Posted Feb 26, 2024 - 10:12 GMT-03:00

Resolved
Todos os retornos que chegaram hoje foram processados normalmente.
Fechando o incidente.
Posted Feb 23, 2024 - 08:06 GMT-03:00
Monitoring
Foi aplicada uma solução para os casos restantes de processamento falho.
O principal afetado nesse último caso, foram retornos do Banco Safra.

Para uma melhor garantia de que nenhum retorno ficou sem processamento adequado,
reprocessamos todos os retornos a partir do dia 16-02-2024 até o presente momento.

Continuaremos a monitorar os próximos retornos que chegarão nas próximas 24h,
antes de encerrar este incidente.
Posted Feb 22, 2024 - 17:12 GMT-03:00
Update
Nossa equipe técnica realizou e concluiu o reprocessamento dos retornos que foram impactados com o incidente. Algumas exceções não foram reprocessadas por estarem fora do padrão, porém, estamos realizando um ajuste para que seja possível o sucesso do reprocessamento desses casos também.
Posted Feb 22, 2024 - 15:38 GMT-03:00
Investigating
Identificamos no dia de hoje, 22/02, que alguns retornos recebidos pela Kobana, não foram processados propriamente, em consequência disso, alguns boletos podem não ter sido atualizados de acordo com o status que está no banco, como, por exemplo, confirmações de pagamentos.

Nossa equipe técnica está realizando o reprocessamento desses arquivos de retorno e acompanhando a conclusão de cada um deles.

Estamos trabalhando para identificar o que ocasionou a falha e atualizaremos o status deste incidente em breve.
Posted Feb 22, 2024 - 11:56 GMT-03:00